sábado, 15 de janeiro de 2011

Festival da Cultura Japonesa – XIX Bon Odori em Salvador


O Festival da Cultura Japonesa – XIX Bon Odori em Salvador é um evento popular com diversas atividades culturais. É realizado pela Anisa e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador. A edição de 2010 contou com atrações inéditas, como o grupo da Federação Paulista de Sumô (luta de origem japonesa) e o grupo do Ryukyu Noku Matsuri Daiko Brasil, tocadores de taikô (tambor japonês) do estilo da província de Okinawa. Houve também a exibição e oficinas de pipas do famoso Engenheiro de Pipas, Ken Yamazato, de São Paulo. Os espaços foram divididos em: Exposições e Oficinas, Colônias, Artístico/Cultural, Gourmet e de Esportes.
_______________________________________________________________________________


História: O Bon Odori na verdade é um festival anual que ocorre no Japão na época do verão, entre julho e agosto (verão nórdico), sempre após o pôr do sol. Como é uma festa para celebrar a alma dos antepassados, o Bon começa à noite, porque os japoneses acreditam que é apenas neste período que os espíritos aparecem.

Embora seja comemorado pelos japoneses, o Bon é um festival de origem chinesa com tradições budistas, onde todos dançam juntos e carregam lanternas acesas, como forma de exaltar a sabedoria de seus ascendentes. A comemoração serve também para que famílias se reencontrem ao menos uma vez ao ano. No Brasil os imigrantes japoneses e seus descendentes comemoram o Bon Odori em vários estados, como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Brasília e outros.


 

Nos dias 28 e 29 de agosto (sábado e domingo) de 2010, a Associação Nipo-Brasileira de Salvador (ANISA) promoveu o XIX Bon Odori, repleto de atrações vindas de variados estados do Brasil, para disseminar os costumes antigos vindos do Japão. O evento aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil da cidade, no bairro de Piatã. A entrada foi a preço popular (R$ 5,00) e posso dizer, que o lugar lotou: com uma vasta área de estacionamento, ainda existiam pessoas procurando onde pôr seus carros. A decoração estava linda, a caracterização dos visitantes e participantes foi de encher os olhos.

O Festival contou com duas praças de alimentação, onde foi possível encontrar desde udon, yakisoba e sushi até tempurá e tortas variadas, tudo muito organizado, apesar de o grande fluxo de pessoas ter feito sumir, de uma hora para outra, cadeiras e mesas. Os estandes foram distribuídos atrás do campo de futebol, o qual foi usado para a dança típica japonesa Bon Odori, que fechou o evento nos dois dias. Lá foi possível encontrar guloseimas, bebidas, ingredientes para culinária, lojas de cultura pop japonesa, origami, massagem e shiatsu, mangás, tudo made in Nihon. Até mesmo a antiga lenda Tanabata, em que você escreve seu pedido num papel colorido e o prende a um bambu (tendo o prazo de um ano para a realização do mesmo), fez parte da festa.

 
No palco principal, o público assistiu a costumes típicos como o episódio de dança Odori, realizada por Juliana Izu; as apresentações de Para-Para e Matsuri Dance, feitas pelo grupo Para2Dise e pelas bandas Shadoc e Bakanow respectivamente; além de taiko, karaokê, sumô, kenjutsu e o teatro cosplay, que contou com a apresentação do conhecido grupo comediante Ambu de Elite e muitas outras atrações. 

Quando a noite caiu, todos se reuniram para a dançar o Bon Odori. Com a ajuda de belas moças nipo-descendentes, vestidas em seus quimonos impecáveis, os espectadores puderam participar ativamente daquele momento único e tão esperado, que indicou o quão bem-sucedidos foram aqueles dois dias. E esperamos que o festival de 2011 seja tão bom ou melhor que este, e quanto a mim, espero apenas que continue sendo na AABB perto para que eu possa ficar mais tempo e aproveitar até a última gota de uma comemoração tão linda e rica de cultura.

Vídeos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV LobuS

Como assistir? 1) Baixe o Veetle Player. O player roda nos seguintes sistemas operacionais: Windows 7, XP, Vista, 2000, 98; MAC OS; Linux. Para baixar, acesse: